Dicas Rápidas

Exercícios Físicos no Inverno

Voltar para dicas rápidas

Praticar exercícios físicos na estação mais fria do ano é uma ótima forma de emagrecer, aumentar a imunidade deixando longe resfriados e alergias, e ainda espantar a preguiça.

No inverno o corpo queima mais calorias para se manter aquecido, mas cuidado! Para isso a ingestão calórica também pode aumentar. A forma mais adequada de minimizar os efeitos deste aumento é a prática regular de exercícios físicos que, além disto, proporcionaram melhora da auto-estima, melhora do sono, redução dos riscos de doenças cardiovasculares, dentre outros.

Porém, deve-se ter em mente que os exercícios praticados no inverno devem receber cuidados especiais. O aquecimento é ainda mais importante e deve conter exercícios aeróbicos que vão aumentar a temperatura corporal, como caminhada mais rápida que o habitual e trote leve. Exercícios de alongamento também devem ser feitos, pois preparam os músculos para a atividade. Isto evitará lesões desde que praticado por tempo e de forma correta. Lesões nesta época do ano são, geralmente, maiores e de recuperação mais lenta. Não tenha pressa. Lembre-se de que o aquecimento deve ser gradual sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia.

Além disto, é bastante prudente que se proteja o corpo com roupas adequadas para o inverno. O uso de roupas leves, mas que mantenham o corpo aquecido é bem-vindo. No entanto, não devem “sufocar” o corpo, pois isto poderá causar perda excessiva de líquido e sais minerais (suor).

Após o treino, o praticante não deve se expor a baixas temperaturas, pois esse momento é fundamental para o retorno a temperatura habitual do corpo, podendo para isto usar agasalhos.

Mesmo no inverno, é necessária a ingestão de água antes, durante e após os exercícios e também, ingerir carboidrato de fácil absorção (de preferência líquidos gelados) para recuperar mais rapidamente o combustível energético.

Por tanto, não deixe que o inverno seja a desculpa para a não prática de exercícios físicos. Faça dele seu aliado, já que mesmo na estação mais fria do ano grande benefícios podem ser alcançados. E não esqueça, a boa orientação para a prática de exercícios em qualquer época do ano é de fundamental importância.

Fontes:
MCARTDLE, W. D., KATCH, F. I., KATCH, V. L.. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desenvolvimento Humano. Editora Guanabara Koogan S.A., 1991, 3ª Edição.

Brasil Escola. http://www.brasilescola.com/educacaofisica/atividade-fisica-durante-inverno.htm Acesso em: 11/Jun/2012.

G1 – Globo.com http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/06/exercicio-no-inverno-ajudaamenizar-alergias-e-espantar-preguica.html
Acesso em: 11/Jun/2012.

Villa Mulher – Terra. http://vilamulher.terra.com.br/exercicios-fisicos-queime-mais-calorias-noinverno-11-1-68-178.html Acesso em: 11/Jun/2012.